República da Espada
O primeiro governo republicano (1889-1891), de caráter provisório, institui-se no ato de proclamação, sob o comando do exercito, o Marechal Deodoro da Fonceca. Ele foi apoiado principalmente, pelos chamados deodoristas, isto é, pelos militares de alta patente que lutaram na guerra do Paraguai e o pelos oficias do palácio do Imperador.
As primeiras medidas do governo foram criação de um nova bandeira para o pais, a dissolução das Assembléias Provincais e das Câmaras Municipais e a exoneração dos presidentes da provincias do Conselho de Estado.
Em 24 de fevereiro de 1891, a Assembléia Constituinte aprovou a primeira constituição da República Brasileira.
República das Oligarquias
Enquanto asse o exercito assegurava da Monarquia para a República, os grupos oligárquicos, principalmente os ligados ao café, preparavam-se para assumir o controle do Estado Brasileiro.
As eleições realizadas em 1º de março de 1894 deram a vitória a Prudente de Morais, candidato dos cafeicultores paulista.
Durante a Primeira República, a maior parte da população brasileira vivia no campo. Essa característica estava ligado à atividade econômica predominante período __ a agricultura . O Brasil era um pais de milhões de trabalhadores rurais pobres, a maioria analfabetos.
O Rio de Janeiro __ na época o centro administrativo, político e cultural do pais __ sofria forte influência européia.
Na cidade de São Paulo, enquanto grandes avenidas eram construídas, por onde circulavam carros por animais e os bondes elétricos bairros operárias como Bráz, Mooca, Cambuci e
Belenzinho passaram a integrar a paisagem urbana.
Belenzinho passaram a integrar a paisagem urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário